A Evolução dos Sistemas Operacionais




O que seria um Sistema Operacional?

Sistemas Operativos ou Operacionais(em inglês: Operational System - OS) é um programa ou conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema, definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos etc.. Fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.

Segundo o cientista da computação alemão/americano Andrew S. Tanenbaum, pela perspectiva do usuário ou programador, existem dois modos distintos de conceituar um sistema opercional:
  • Numa visão de cima para baixo(top-down): É uma abstração de Hardware, fazendo o papel de intermediável entre os programas(Software) e os componentes físicos do computador(Hardware).
  • Numa visão de baixo para cima(bottom-up): É um gerenciador de recursos que controla as aplicações(processos) a executar, como, quando e com quais recursos(memória, disco, periféricos).


    A capa do livro "Modern Operating Systems" de Tanenbaum.

Evolução Histórica dos Sistemas Operacionais

Na década de 1940 válvulas e painéis com plugs durante a segunra guerra mundial ouve um esforço muito grande no desenvolvimento de máquinas que pudessem agilizar os procedimentos manuais efetuados na área militar. 

Em 1943 a ser desenvolvido o ENIAC(Electronic Numerical Integrator Analyser and Computer), primeiro computador eletrônico de grande porte idealizado pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company, que era "capaz de resolver uma grande classe de problemas numéricos".

Uma imagem do ENIAC.
 
A arquitetura dos modernos computadores que temos nos dias de hoje, conhecida como Arquitetura von Neumann, foi idealizado por um dos consultores do projeto ENIAC, o professor Jown von Neumann, segundo ela, uma máquina digital(computador) teria os seguintes componentes:
  • Memória: Capaz de armazenar dados e instruções em um mesmo espaço;
  • Unidade de Processamento(CPU): responsável por executar as instruções dos programas armazenados na memória;
  • Unidade de Controle(CU): Responsável pela interpretação das instruções dos programas e controlar a sequência de tempo das atividades necessárias para sua execução;
Neste período não havia os conceitos de sistemas operacionais, portanto era responsabilidade do usuário operar, programar e efetuar a manunteção do computador.

A programação era feita diretamente nos painéis do computador.

Na década de 1950 surgiram os transístores que permitiram uma grande diminução do tamanho dos computadores, que anteriormente eram feitos a válvula, o que aparimorou um aumento no poder de processamento.

Grandes empresas e corporações começaram a adquirir computadores, conhecidos como Mainframes. 

A programação, feita através de cartões perfurados, eram entregues ao operador do computador para que fossem processados. Os programas, também denominados Jobs, eram lidos por um leitora e gravados em uma fita de entrada. O computador então a lia e executava a programação.
O resultado do processamento era então gravado em uma fita de saída. Esta técnica ficou conhecida como Processamento Batch.

Em 1953 os usuários do computador IBM 701, do centro de pesquisas de General Mors, desenvolveram o primeiro sistema operacional  chamado de Monitor. O Monitor, chamado assim pela sua simplicidade, tinha como objetivo automatizar as tarefas manuais executadas na época.

Neste período surgiram as linguagens de programação de alto nível, tais como o FORTRAM, ALGOL e o COBOL.  Houve um grande avanço no desenvolvimento e manuntenção dos programas que não mais tinham uma relação direta com o hardware dos computadores.

Na década de 1960~1980, com o surgimento dos circuitos integrados os computadores tiveram uma grande redução de custo de aquisição, o que proporcionou sua viabilização nas empresas. Várias inovações foram implementadas nos sistemas operacionais, tais como multiprogramação, multiprocessamento , time-sharing e memória virtual.

A década de 1970 foi marcada para Miniaturização dos componentes(chips) baseadas nas tecnologias de Integração em Larga Escala e a Integração em Muito Larga Escala, o surgimento das primeiras redes de computadores, além do desenvolvimento de novas linguagens de programação de alto nível.

Na década de 1990~2000, a rede mundial de computadores, a Internet, surge, e com a decorrência da sua rápida evolução, a força dos sistemas operacionais ofereceram suporte ao protocolo TCP/IP utilizado na internet.

Nesta mesma década os sistemas operacionais, como o Microsoft e o Unix, passaram a adotar interfaces graficas.


O Linux surge em 1991 através do desenvolvimento do finlandês Linus Torvalds e de trabalhos colaborativos de diversos programadores, que teria seu código fonte disponível sob a licença GPL(versão 2) para que qualquer pessoa pudesse usar, estudar, modificar e compartilhar livremente de acordo com os termos da licença.


A forma colaborativa e os avanços da internet possbilitaram outros softwares abertos, como o já citado sistema operacinoal Linux, o banco de dados MySQL, o servidores Web Apache entre outros, pudessem ser desenvolvidos e distruibuídos sem custos aos sus usuários.


Para machado e e Maia(2007) a década de 2000 aponta para uma mudança radical no desenvolvimento de computadores frente a exigências cada vez maiores de equipamentos mais eficientes e com maior poder de processamento.

Os sistemas operacionais voltados para as novas arquiterturas de processadores 64-bits, são dotados de interfaces usuário-máquina que exploram cada vez mais imagens, sons e linguagens naturais para proporcionar ao usuário uma interatividade com o computador mais intuitiva, natural e simples. 


Frase Motivacional:
É necessário olhar para o passado para então valorizar nosso futuro.






Fontes: 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segurança da Informação, Legislação autoral