A Evolução das Redes de Computadores


Antes de iniciar nosso tópico é preciso explicar: Redes de computadores(ou rede de dados), na informática ou na telecomunicação é um conjunto de dois ou mais dispositivos eletrônicos de computação interligados por um sistema de comunicação digital, guiados por um conjunto de regras(protocolo de rede) para compartilhar informações, serviços e recusos físicos e lógicos entre si.

Já a sua evolução se inicia nos anos de:

 1960~1972

 Na década de 60, a rede telefônica dominava o mundo, nesta a voz era transmitida por comutação de circuitos a uma taxa constante entre origem e o destino.

Apesar do alto custo de computadores nesta década, o surgimento da multiprogramação começou a ocorrer à necessidade de interligar computadores de modo que se pudessem compartilhar informações entre diferentes usuários em diferente regiões. Em busca de como transformar a comutação de circuitos em uma comutação de pacotes, três grupos de pesquisa iniciaram separadamente seus estudos. 

 

Em 1961, Leonard Kleinrock, nos laboratórios MIT, usou a teoria das filas, a comutação de pacotes basead no tráfego em rajadas.

Em 1964, Paul Baran, do Rand Institute começou a estudar o uso da comutação de pacotes para a segurança da transmissão de voz para redes militares.

Por volta de 1967, Roberts publicou na ARPAnet, sendo a rede de computadores por comutação de pacotes. Os primeiros comutadores de pacotes ficaram conhecidos como IMPs(interface message processors).

Em 1969 o primeiro IMP foi instalado na Universidade da Califórnia com três IMPs adicionais, depois Stanford Research Institute, Santa Bárbara e na Universidade de Utah, todos supervisionados por Leonard Keinrock.

Por volta de 1972, a ARPAnet já tinha 15 anos publicamente apresentada por Robert Kahn na Conferência Internacional de Computadores. Sendo o NCP(network-control protocol) o primeiro protocolo de rede desde sistema.

O primeiro IMP, com Leonard Kleinrock.

 

1972~1980

 

Por volta da década de 70 começaram a surgir outras redes de computadores de pacotes, como:

·         ALOHAnet: Rede de microondas via rádio que interligava as ilhas do Havaí;

·         TELENET: Comutação de pacotes comerciais de BBN baseada na tecnologia Arpanet;

·         TAYMNET e TRANSPAC: Rede de computadores de pacotes franceses/

Porém, o pioneiro em interconexão de redes foi supervisionado pelo DARPA(Agencia de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa), por Vinton Cerf e Robert Kahn, criando uma rede de redes baseadas na criação de um protocolo, o TCP(Transmission Control Protocol) responsável pela entrega sequencial e confiável de pacotes.

Com o tempo, este serviço foi modificado devido à procura de um maior controle de fluxo de informações, dividingo então o TCP, que agora ficava responsável apenas pela organização da chegada dos pacotes, a função de envio dos pacotes foi para o protocolo IP e criando o protocolo UDP, que ficou responsável pelo controle de fluxo de voz nos pacotes.

 

Além das pesquisas realizadas pelos DARPA, no Havaí, o cientista de computadores Norman Abramson desenvolveu o ALOHA em conjunto com a rede Aloha, que permitiu o compartilhamento de informações com um único meio de comunicação através de ondas eletromagnéticas, com frequência de rádio em diferentes localizações geográficas.



Este protocolo de múltiplo acesso foi aprimorado por Metcalfe e Boggs desenvolvendo a Ethernet, para redes compartilhada por fios, que surgiu pela necessidade de conectar PCs, imprssoras, discos etc.. Este protocolo foi de grande importância.


 

1980~1990

 

No final da década de 70 aproximadamente 200 máquinas estavam conectadas a ARPAnet não só devido a pesquisas, mas também por ser utilizada para comunicação militar na Guerra Fria onde toda a comunicação passava por um computador central que se encontrava no Pentágono.

Ao passar desta época, a ARPAnet não tinha mais utilidade para os militares, sendo assim distribuida para univesidades e outros pesquisadores.



A transferência de arquivos e o processamento de e-mails entre as universidades dos EUA eram feitas pela BITnet (rede de bits), e a comunicação com outras universidades não interligadas pela Arpanet eram feitas pela CSNET. No dia primeiro de janeiro de 1983 o protocolo TCP/IP tornou-se oficial, sendo obrigatório estar em todas as máquinas. Em 1986 surgiu o NSFNET o backbone primário que fornecia acesso a outros centros de computação. Também nesta época foi desenvolvido o DNS (Domain Name System), usado para conversão dos endereços em forma de letras e palavras, pois são de mais fácil memorização para nós, na forma de endereço IP de 32 bits, a linguagem dos computadores.



No outro lado do mundo o governo Francês desenvolvia o projeto Minitel, uma rede publica de comutação de pacotes baseada num conjunto de protocolos chamado X.25 que usava circuitos virtuais, terminais baratos e modems embutidos, porém de baixa velocidade, disponibilizava sites de listas telefônicas e outros, havia também sites particulares onde eram pagas taxas pelos usuários conforme o tempo de uso. 

Em 1990 a Minitel já oferecia 20 mil serviços diferentes, e já era usada por mais de 20% da população Francesa, gerando mais de 1 bilhão de dólares por ano, e 10 mil novos empregos.


Como funciona a DNS.



1990~1996



Na década de 1990 a ARPAnet deixou de existir, a Milnet e a Rede de Dados de Defesa passaram a controlar maior parte do tráfego do Departamento de Defesa dos EUA e a NSFNET passou a ser o backbone de conexão entre os Estados Unidos e todas as redes do exterior, mas perdeu seu valor comercial em 1995, pois essa tarefa passou a ser encargo dos provedores de Internet.



O destaque da década de 90 foi o funcionamento da World Wide Web, nos lares e empresas de milhões de pessoas espalhadas por todo mundo, para fins comerciais, bancários, empresariais, educacionais e para própria diversão. 



A Web foi inventada no Cern(Centro Europeu para Física Nuclear) por Tim Berners Lee no período de 1989 a 1991, baseados em trabalhos realizados por Bush e Ted Nelson respectivamente nas décadas de 40 e 60. Berners Lee e seus companheiros desenvolveram versões iniciais de HTML, HTTP, um servidor web e um Browser. 



O Brasil entrou na rede em 1990 criando a RNP (rede nacional de pesquisas). Em 1992 foi criada a Internet Society e já existiam 200 servidores web em operação, nesta época as pesquisas estavam mais voltadas para o desenvolvimento de browsers com interface gráfica.



Em 1995 os estudantes usavam diariamente os browsers Mosaic e Netscape para navegar, e pequenas e grandes empresas começaram a utiliza-los para transações comerciais, já existindo 10 milhões de servidores. 



Em 1996 a Microsoft entrou com tudo na web com o browser Internet Explorer. Como o desenvolvimento avançava a cada dia, iniciaram pesquisas por roteadores e roteamento de alta velocidade para redes locais. e recursos como o comércio eletrônico e textos, imagens , multimídia e outros.

A interface do Internet Explorer, em 1996.

 

Após 1996

 

Para finalizar, temos 1996 em diante. Com a enorme evolução do serviço em redes tanto em empresas como em lares surgiram além das redes Ethernet que são redes locais, redes Intranet que são redes locais ligadas a grande rede mundial, muito utilizada pelas empresas hoje para diversos fins , como comunicação com filiais, comunicação entre setores através de um sistema em rede etc.



A grande rede formada por redes menores é hoje o componente mais importante na área da comunicação a popular e grande rede global de computadores a Internet, ainda não parou de crescer e com certeza não parará, pois o número de usuários tanto para fins empresariais como pessoais aumenta a cada dia, pois, hoje o custo para aquisição, ou acesso a uma rede é menor e tende a ficar cada vez mais barato, e ainda as maiores dificuldades seriam condições técnicas.



A grande rede ainda continua com os 3 protocolos TCP, IP e UDP criados no fim da década de 70, é claro que aperfeiçoados. As estatísticas apontam que hoje há no mundo em torno de mais de 900 milhões de usuários devido a grande utilidade no gerenciamento empresarial, na políticas, nas residências, escolas, projetos de inclusão digital e em fim na sociedade em geral e  que o acesso hoje além do computador ocorre pelo celular, PDAs e outros.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Evolução dos Sistemas Operacionais

Segurança da Informação, Legislação autoral